TEORIA CIENTIFICA UFOLOGIA OVNIS PROFECIA MAYA APOCALIPSE A NOVA ORDEM MUNDIAL INVERSAO DOS POLOS DA TERRA TRANSIÇAO PLANETARIA TEMPESTADES SOLARES 3º GUERRA MUNDIAL A SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO CONSPIRAÇOES ALIMENTOS TRANSGENICOS PANDEMIA H1N1 RASTROS QUIMICOS NOS CEU H.A.A.R.P PROJETO BLUE BEAM DA NASA EXPLOSOES SOLARES OS ILLUMINATI MAÇONARIA REVELADA COLAPSO FINANCEIRO CRISE ECONOMICA GLOBAL ETC....
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
ABSURDO: Frei tem PRISÃO decretada por divulgar vídeo sobre FEIJÃO CONTAMINADO com agrotóxicos fornecido a escolas
Veja este absurdo:
Há alguns meses, o frei Gilvander Luís Moreira, de Belo Horizonte, publicou no YouTube o vídeo “O feijão de Unaí está envenenado?”, em que uma diretora de escola municipal da região de Unaí, no noroeste mineiro, narra experiências com o feijão que é fornecido para a merenda escolar.
“Na entrevista ela afirma que ao tentar cozinhar 30 quilos do Feijão Unaí para a merenda das crianças teve que jogar fora todo o feijão, porque ao abrir os saquinhos as cozinheiras sentiram o cheiro forte de veneno. Em outra ocasião lavaram o feijão, deixaram de molho de um dia para o outro, mas ao cozinhar, o mau cheiro fez as cozinheiras sentirem mal. Havia excesso de gosma acumulando na panela. Não foi possível dar o feijão para as cerca de 200 crianças da escola”, explica o frei em texto divulgado em seu site nesta segunda-feira.
Há alguns dias, o vídeo ganhou projeção e virou polêmica. A empresa responsável pelo feijão Unaí entrou com um processo por danos morais contra o Frei e contra os diretores do Google/YouTube, pela divulgação do material. Não bastasse isso, um juiz da cidade pediu a prisão de Gilvander sob o argumento de crime de desobediência. (Quem desobedece? O que usa veneno acima do permitido ou o que enxerga o problema e o divulga?)
O vídeo, que de acordo com o despacho do juiz deveria ter sido retirado da internet no dia 29 de outubro, continua na rede – e tem sido disseminado por meio de outros canais. Assista abaixo:
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais lançaram o Manifesto Contrário ao Uso Excessivo de Agrotóxicos e Contra a Criminalização do Frei Gilvander Luís Moreira. “Um vídeo como este, que pretende alertar as pessoas para o cuidado com o veneno nos alimentos, chegou ao cúmulo de se transformar em um processo no qual a empresa alega ter sofrido ‘danos materiais’ e ‘danos morais’, de haver sido vítima de ‘difamação’”, alerta o texto. “Não há uma narrativa de cunho difamatório, senão apenas informativa em que pessoas dizem sua opinião e o que pensam sobre o dito feijão”.
Veneno em excesso
Segundo a prefeitura de Unaí, o município é o maior produtor mundial de feijão. O excesso de uso de veneno, no entanto, está vinculado à alta incidência de casos de câncer na cidade. A conclusão é de um estudo da Subcomissão Especial Sobre Uso de Agrotóxicos e Suas Consequências à Saúde, criada pela Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, em 2011.
O relatório final é claro: “A incidência de câncer em regiões produtoras de Minas Gerais, que usam intensamente agrotóxicos em patamares bem acima das médias nacional e mundial, sugere uma relação estreita entre essa moléstia e a presença de agrotóxico. Neste estado, na cidade de Unaí, está sendo construído um Hospital de Câncer, em virtude da grande ocorrência desta doença na região”.
Os números ajudam a clarear o problema: são cerca de 1.260 casos de câncer por ano para cada 100.000 pessoas. A média mundial não ultrapassa 400 casos/ano para cada 100.000 habitantes.
O hospital, na mídia local, é tratado como “ousado, moderno e contagiante”. Uma reportagem divulgada na internet apresenta o projeto como o “tão sonhado hospital do câncer de Unaí”.
O relatório ainda recomenda à Secretaria Geral da Presidência da República e ao Ministério da Casa Civil que “a União promova um estudo específico, por intermédio principalmente dos órgãos do Ministério da Saúde, sobre o uso dos agrotóxicos e suas consequências à saúde da população, principalmente na região de Unaí/MG, devido a constatação de um alto índice de casos de câncer nesta região”.
Não parece claro que a lógica da solução está invertida? A região concentra grande parte da produção nacional de feijão, os produtores abusam do uso de agrotóxicos, a população adoece em índices muito acima da média, a discussão não pode ser levada à público e a construção de um hospital é o que de melhor se pode fazer? Como coloca o Frei Gilvander na descrição do seu vídeo, o município se tornou campeão na produção de feijão, no uso de agrotóxico e no número de pessoas com câncer. Algum deles deve ser motivo de orgulho?
Fonte: http://brasil.issoebrasilia.com.br/2012/11/frei-tem-prisao-decretada-por-divulgar.html
via libertar.in
postado por sobre2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
I ainda falam que temos liberdade de expressão. Somente para os capitalistas que fazem de tudo e não são censurados. Processar alguém por esclarecer as pessoas o perigo do feijão é crime. So se for pra eles.
ResponderExcluir