Gripe Suína: razões para a humanidade se preocupar
Embora a gripe suína (H1N1) apresente (até agora) uma taxa de letalidade baixa, variando entre 0,4% e 0,5%, o que não a coloca como uma pandemia letal como a gripe espanhola de 1918, ainda há razões para preocupação.
Em 10-maio nós fizemos algumas previsões e projeções com 1/3 da humanidade infectada, conforme a OMS declarou em 7-maio. (veja vídeo)
Os dados foram...
Projeção de população mundial para Julho-2009 = 6,790,062,216
1/3 da humanidade infectada com H1N1, segundo a OMS = 2,263,354,072
Taxa de letalidade do vírus em 11-jun = 0.5% = 11,316,770 (milhões) de mortos.
A verdade é que uma taxa de letalidade baixa, variando entre 0,4% e 0,5%, muito semelhante da gripe comum, teríamos ao menos 10 milhões de mortos no mundo todo. Pode parecer assustador, mas esta previsão ainda é "otimista" diante de outras.
Por exemplo, o Banco Mundial estimou em 2008 que uma pandemia de gripe poderia custar 3 trilhões de dólares e resultar numa queda de aproximadamente 5 pontos porcentuais no crescimento do PIB mundial. O Banco Mundial estimou que mais de 70 milhões de pessoas poderiam morrer no mundo em decorrência de uma epidemia séria. (veja aqui).
Mais projeções realistas
Portugal prevê que a epidemia poderá provocar dois a três milhões de infectados e 75 mil mortos no país. (leia aqui).
Grã-Bretanha prevê 100 mil novos casos de gripe suína diários no país e 40 mortos por dia. (veja aqui)
285 mil mortos no Brasil
Usando a menor taxa de letalidade possível, ou seja, aquela da gripe comum que é 0.5%, teríamos 285 mil mortos no Brasil. Isso se 30% de população (57 milhões) fosse infectada. Este dado, ou seja, 30% é cientifico. Estudos indicaram que uma pandemia "média" pode infectar, no mínimo, 30% da população de um país.
Tão leve quanto à gripe comum
No início de maio pesquisadores falaram que o vírus da gripe suína não é mais grave que o de gripe comum. (leia aqui) Mas agora a coisa está mudando. Dois estudos paralelos nos EUA e na Holanda mostraram que o vírus da gripe suína ou 2009 A (H1N1) causa no furão, um pequeno mamífero, uma doença um pouco mais severa do que o vírus H1N1 das gripes sazonais. Os resultados indicam que é provável que o vírus permaneça por longo tempo em populações humanas --com potencial ainda desconhecido de se tornar mais perigoso. (leia aqui).
Em 1918, na brutal gripe espanhola, a primeira fase da gripe matou poucas pessoas e muitos acharam que seria uma leve epidemia. Alguns meses depois uma nova e devastadora fase da pandemia matou milhões. (leia aqui)
Vítimas da gripe suína são jovens, alguns saudáveis
Como bem sabemos, a gripe comum costuma ser letal apenas entre crianças, idosos ou pessoas acometidas por doenças sérias, mas não é isso que estamos vendo. Cientistas ainda não sabem o motivo do vírus estar matando pessoas jovens e saudáveis. (veja aqui e aqui)
Tratamento com Tamiflu vai resolver a situação
Uma mutação genética do vírus da gripe suína resistente ao Antiviral Tamiflu, o medicamento que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para o combate ao vírus, já começa a preocupar os cientistas. Até agora Hong Kong, Japão e Dinamarca já reportaram casos onde pacientes não apresentaram melhorias com o Tamiflu. (veja aqui)
Colapso do sistema de saúde
Todos nós sabemos que os sistemas de saúde das principais cidades brasileiras e mundiais são precários e muito provavelmente não suportariam, diante de um cenário grave, atender e tratar simultaneamente milhares de pacientes infectados com o novo vírus. (leia aqui). Por exemplo, a Argentina já começa a apresentar problemas de saturação no seu sistema de saúde, como falta de remédios, médicos e leitos. (leia aqui)
Vírus H1N1 + HIV poderia 'devastar a raça humana'
Cientistas chocaram o mundo quando alertaram que o vírus H1N1 poderia se misturar com o HIV e criar um novo vírus tão mortal como o da gripe espanhola. (leia aqui)
Haverá vacinas para toda população mundial?
Obviamente que não há matéria prima e nem infraestrutura para produzir quase 7 bilhões de vacinas em alguns meses. OMS declarou: "Não temos capacidade para fabricar vacinas para toda população do mundo". (leia aqui)
Haverá Tamiflu e testes para todos?
Para especialistas, as chances de que milhões de pessoas vivendo em regiões pobres recebam o remédio é muito pequena. (leia aqui). Da mesma forma, nem todos terão condições de realizar os testes para saber se é ou não é o novo vírus H1N1.
Como viu acima, temos algumas razões para observarmos com atenção esta pandemia. Não é alarmismo, mas realismo.
créditos e agradecimentos pela pesquisa: equipe porque2012.com
TEORIA CIENTIFICA UFOLOGIA OVNIS PROFECIA MAYA APOCALIPSE A NOVA ORDEM MUNDIAL INVERSAO DOS POLOS DA TERRA TRANSIÇAO PLANETARIA TEMPESTADES SOLARES 3º GUERRA MUNDIAL A SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO CONSPIRAÇOES ALIMENTOS TRANSGENICOS PANDEMIA H1N1 RASTROS QUIMICOS NOS CEU H.A.A.R.P PROJETO BLUE BEAM DA NASA EXPLOSOES SOLARES OS ILLUMINATI MAÇONARIA REVELADA COLAPSO FINANCEIRO CRISE ECONOMICA GLOBAL ETC....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário