sexta-feira, 2 de julho de 2010

Vazamento de petróleo bate recorde no golfo do México

O vazamento de petróleo provocado pela empresa British Petroleum (BP), nos Estados Unidos, está prestes a se tornar um dos maiores do golfo do México nesta quinta-feira (01). A previsão foi feita pelo governo americano e divulgada pelo blog Huffington Post, reforçando a extrema necessidade de se interromper o derramamento de óleo.

O acidente aconteceu há dois meses e meio atrás e supera a marca de 140 milhões de litros de petróleo derramados no mar. O número é maior do que o registrado no acidente Ixtoc I, na costa do México em 1979, que despejou no mar 3 milhões de barris.

Mesmo considerando as estimativas menores divulgadas pelo governo, pelo menos 71,2 milhões de galões já estão no golfo.

A necessidade de conter os números assombrosos é crucial para a BP, boa parte porque a empresa será multada por cada galão de petróleo derramado segundo Larry McKinney, diretor do instituto de pesquisas sobre o golfo do México da Universidade A&M do Texas.
-É um número importante que seja revelado pois tem um impacto sobre a restauração e recuperação da área do acidente.

Este cálculo do vazamento baseia-se no valor máximo dos barris que vazaram por dia, de acordo com dados do governo dos EUA, menos o montante que BP diz ter coletado pelos seus dois sistemas de drenagem do óleo.

A medição ajuda os cientistas a estimar a quantidade de petróleo que ainda está escondida abaixo da superfície da água, ou até mesmo presa ao fundo do mar. O petróleo que não está na superfície causa danos diferentes ao ecossistema.

O professor de estudos ambientais da Universidade de Louisiana, que presta consultoria para o governo americano, Ed Overton, afirmou que os números são espantosos.

- Vai ser muito além do causado pelo Ixtoc no momento em que terminou.

A notícia vem à tona na véspera do feriado do dia 4 de julho nos EUA, uma época em que o turismo estaria em alta na região.

FONTE: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário