sexta-feira, 20 de agosto de 2010

“Superbactéria” detectada também em Portugal

Um responsável do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa) admitiu ontem que a bactéria multi-resistente NDM-1, conhecida como “superbactéria” por ser resistente a medicamentos, já foi detectada em doentes em Portugal.

NDM-1 é o nome da enzima produzida pela bactéria e que a torna resistente a quase todos os tipo de antibióticos, incluindo os mais potentes, normalmente utilizados em casos graves, explicou à Rádio Renascença José Calheiros, que é director do Departamento de Doenças Infecciosas do Insa.

“Se começamos a detectar que há resistência a este grupo de antibióticos mais potentes, a última arma, então temos que estar apreensivos e existe uma grande preocupação a nível de toda a profissão médica de que poderemos estar a caminho de ter algumas infecções não tratáveis”, explicou o especialista. No entanto, frisou, a investigação tem avançado bastante e pode vir a ser encontrada uma solução para a multi-resistência desta bactéria, à semelhança do que aconteceu com outros casos no passado.

No Reino Unido, a maioria dos pacientes em que esta bactéria foi detectada tinham sido submetidos a operações plásticas na Índia e Paquistão. Este tipo de enzima foi descrito pela primeira vez em 2009 e já foi isolado em bactérias nos Estados Unidos da América, Canadá, Austrália e Holanda, segundo a revista médica The Lancet.

“E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras”.
(Ap 6,8)


FONTE

Um comentário:

  1. muito interessante seu artigo, mas acho um pouco sensacionalista, pois marcar data para o fim dos tempos é querer ser maior que Deus.

    ResponderExcluir