quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Secretário-geral da ONU alerta que a humanidade segue para abismo



O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou, nesta quinta-feira em Genebra, para a aceleração do aquecimento climático que, segundo ele, está colocando o mundo num abismo. "Estamos pisando fundo no acelerador e caminhamos para o abismo", denunciou Ban na terceira Conferência da ONU sobre o Clima, reunida em Genebra desde o começo desta semana.

O secretário-geral da ONU, que acaba de voltar do Ártico, onde pode constatar os estragos causados pelas mudanças climáticas, advertiu que o que é feito agora terá consequências mais tarde, como afirmam os cientistas. "Os cientistas foram acusados durante muitos anos de ser alarmistas. Mas os verdadeiros alarmistas são os que dizem que não podemos iniciar uma ação climática porque isto desaceleraria o crescimento econômico", declarou Ban.

"Eles estão errados. A mudança climática pode desencadear um desastre em massa", alertou, muito preocupado com as dezenas de milhões de pessoas ameaçadas em áreas litorâneas pela elevação do nível das marés, que provoca o desgelo no Ártico. "O que farão quando as tempestades empurrarem o mar para o interior dos continentes? Para onde irão?", perguntou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário