quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Google Street View não apenas fotografou e filmou as ruas. Ele roubou dados de redes, inclusive e-mails e senhas

Como google roubou usuários e senhas
de redes sem fio
As investigações sobre o Google já vem de longe e na verdade pouco se sabe o que a empresa realmente faz com os milhões e milhões de dados que possui sobre tudo aquilo que você faz na rede.

Pois é, as informações que o Google possui de você pode ser muito, mas muito maior do que você imagina. Hoje todos temos cadastros no Gmail, Youtube, Facebook, Orkut, Flickr, Twitter, e por aí vai… Agora imagine que quando você pesquisa qualquer coisa pelo Google, os dados referentes ao que você procura podem, e são armazenados em um verdadeiro dossiê sobre sua vida, tudo isso anexado aos seus dados que encontram-se disponíveis nesse monte de redes sociais e sites que você se cadastra.

Isso sem contar os lugares que você deixa um comentário e
utiliza seu apelido comum, ou que se registra com o seu nome de usuário de qualquer das redes sociais.

Acha perigoso isso ? Então imagine que veículos que passaram tranquilamente fotografando e filmando as ruas pelo mundo andaram não apenas registrando imagens, mas também acessando dados que trafegam em redes públicas e privadas, incluindo endereços de e-mail e… senhas !

Pois é, o Google admitiu publicamente que quando os veículos do StreetView passaram pela Inglaterra com suas máquinas e antenas, (peraí, pra que antenas ?) eles também copiaram e armazenaram os dados que trafegavam pelas redes nos locais enquanto eram filmados. (veja matéria no Mail Online)
A questão não é apenas polêmica. É uma questão absurda de invasão de privacidade e um verdadeiro roubo de informações. Afinal de contas a equipe do Google StreetView quer o que além das imagens ? Será que por meio dos dados coletados eles estarão também tentando identificar quem mora nas proximidades para traçar os dados obtidos, tipo endereços de e-mail por exemplo, com aqueles que já possuem ?

Esse poderá ser (e provavelmente é) o maior cadastro da história da humanidade e tenho certeza que países pagariam fortunas, ou pior, causariam guerra por essas informações.

O incrível é que a equipe da Google “lamentou profundamente” que junto aos dados coletados existam realmente endereços de e-mail e senhas, bem como outros dados que possam identificar as pessoas e até mesmo obter informações privilegiadas sobre os usuários das redes… agora lhes pergunto: Pra quê o Google está armazenando tudo isso ? E em outros países como o Brasil, onde o Street View foi recentemente “inaugurado”, também houve esse tipo de coleta de dados ?

As respostas podem ser muitas mas seja qual for, é extremamente perigosa e de arrepiar qualquer um.
fonte blog precavido

Um comentário:

  1. O pessoal que inventou a Net no CERN, na Suíça fez tudo o que podia para a net ser segura e totalmente livre, mas estes Montes de Merda da Google, Microsoft, e outras empresas do género fazem tudo para controlar a Net.
    Não foi na Inglaterra que quiseram aprovar uma lei para obrigar as empresas fornecedoras de serviços de net a terem uma aplicação que lhes permitia desligar a net em casa de quem mais desejássem ou mesmo aceder aos dados dos PC's?

    ResponderExcluir