quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A questão da agressão entre a Coréia do Norte e do Sul é um fato isolado ou uma ação planejada ?

Noticiou-se amplamente hoje sobre o ataque da Coréia do Norte à ilha Yeonpyeong, que tem cerca de mil habitantes e é localizada no Mar Amarelo, uma área que divide as coréias e é disputada pelos dois países, já tendo registrado diversos incidentes no passado.

O ataque teria matado duas pessoas e ferido outras 15 e as agências de Seul anunciaram que a ofensiva do norte deu-se sem razão.
No entanto soube-se depois que a Coréia do Sul estava realizando manobras militares naquela região e o presidente ditador da Coréia do Norte, o conhecido alega que na verdade foi a Coréia do Sul que invadiu suas águas territoriais e teria aberto fogo antes.

De imediado os Estados Unidos condenaram o ataque sofrido pelo Sul e deixou claro que os EUA estão dispostos a ajudar Seul, no entanto não ficou claro até que ponto significa essa “ajuda”.

O que não se pode deixar de perceber é que o tão noticiado ataque ocorreu dois dias após o jornal New York Times divulgar uma reportagem em que um cientista americano,Siegfred S. Hecker, ex-diretor do laboratório nuclear de Los Alamos e professor da Universidade de Stanford, disse ter visto “centenas de centrífugas” em uma recém instalada usina de enriquecimento de urânio, dizendo ainda que referida usina conta com uma “ultramoderna sala de controle”.

Agora vamos aos fatos mais que curiosos disso tudo:

Já faz tempo que os Estados Unidos vem impondo suas condições à Coréia do Norte, alegando que a finalidade das usinas nucleares daquele país não são pacíficas e alegando que aquele país teria ignorado um sem número de restrições do Conselho de Segurança da ONU, que alega que o ditador Kim Jong-il mantém o programa nuclear com fins claramente militares.

Ficou um tanto estranho essa “visita” de um cientista norte-americano à Coreia do Norte e mais estranho ainda o fato do mesmo ter visitado uma das usinas de processamento de urânio daquele país e o deixarem ver equipamentos e a “moderna sala de controle”. Ainda que este cientista possa fazer parte da delegação da ONU (o que não foi confirmado em nenhuma reportagem),porque ele divulgou as informacões a um jornal, e não ao comando de seu país, o que foi visto na Coréia do Norte e portanto vejo isso com muitas ressalvas, parece-me algo “montado” para aparecer na mídia, sendo que na segunda-feira houve uma reunião entre os Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul sobre “como lidar com ameaças nucleares”.

Não foi explicado também quais “manobras militares” a Coréia do Sul estava realizando na região do suposto ataque e muito menos qual a participação dos Estados Unidos nessas manobras.

Logo depois os Estados Unidos, a meu ver apressadamente divulgou “imagens de satélite” mostrando obras na possível localização das usinas nucleares da Coréia do Norte.

O que pensar portanto desse suposto ataque e suas consequências ? Não sei a que conclusão chegaram os leitores que acompanham o blog, mas para mim existem demasiadas evidências no sentido de haver algo muito errado nessas histórias contadas pela imprensa. Existe um certo “cheiro de coisa errada” no ar e conhecemos muito bem a história contada antes da invasão do Iraque sobre as famosas “armas de destruição em massa” que haviam naquele país e que nunca foram encontradas simplesmente porque não existiam.

O mundo vive hoje uma situação muito perigosa. A Europa encontra-se em crise econômica, os Estados Unidos não se recuperarm e os sinais não são muito animadores. Já se viu essa história antes, com populações se revoltando e países fechando suas fronteiras e colocando a culpa da crise em tudo, menos é claro em seus governos. É preciso muita atenção aos rumos que qualquer “incidente” pode tomar, inclusive os alegados “artefatos terroristas encontrados em aviões” e o clima de tensão que alguns estão querendo criar.

Isso tudo dá o que pensar, e não estou gostando nem um pouco do que tenho visto.
Imagem do suposto ataque, divulgadas na imprensa mundial.

2 comentários:

  1. Olá!
    Um prazer estar aqui, seu comentário reflete e muito o que estamos notando com relação a questão na península coreana.
    Eu particularmente, vejo que exiet algo mais no ar e que escondem,existem inúmeras possibilidades e creio que estejam ou preparando algo maior e para desviar a atenção de seus projetos miraculosos malignos, os donos do mundo criam estes contextos de conflito, usando às Coréias como bode expiatório.
    Como bem disse, estamos vendo e vivenciando um mundo super perigoso e onde tudo pode acontecer da noite para o dia.
    Não deixa de me preocupar o que pode ocorrer na região do Mar Amarelo a partir de domingo, diante das manobras militares conjuntas entre EUA e Coréia do Sul, pode ser também que não ocorra nada, mas a situação é muito tensa.
    Não difere e muito do que presenciamos no Rio de Janieuro e devamos ficar atentos, não são bosn sinais aqui também.
    Um forte abraço e obrigado pela visita ao meu blog.
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me por alguns erros de digitação acima, estou usando o restinho de tempp aqui na net para te escrevar. Tudo com presssa...
    Mas volto amanhã...
    Valeuuu.

    ResponderExcluir