sexta-feira, 30 de abril de 2010

ZeroHora: Jovem tem pernas paralisadas após receber a vacina contra a gripe suína no Rio Grande do Sul

Paciente está com os membros inferiores paralisados, mas o estado de saúde é estável

Uma jovem de 25 anos está internada no hospital Santa Casa de Rio Grande, no sul do Estado. A suspeita que está sendo investigada pela Secretaria Municipal da Saúde é de que ela pode ter tido reação à vacina contra a gripe A. A paciente está com os membros inferiores paralisados, mas o estado de saúde é estável.

Segundo a secretária municipal de saúde, Zelionara Branco, a doença que paralisa o corpo é chamada de síndrome de guillain-barré. A secretaria não descarta que a paciente tenha reação a algum do componente da vacina.

A Secretaria Estadual da Saúde reafirma segurança da vacina contra a gripe A. A campanha já imunizou 2,1 milhões gaúchos, registrando nove casos de reação (três quadros de paralisia facial, um caso de paralisia das pernas, e cinco de reações alérgicas em geral).

Segundo o coordenador estadual de vigilância em saúde, Francisco Paz, todos são sintomas neurológicos e reversíveis:

— Qualquer medicação pode dar esse tipo de reação. O número de reações é em número bastante pequeno. São reações individuais, que dependem de como o organismo da pessoa reage.

A secretaria orienta as pessoas que já tiveram algum tipo de reação neurológica a outras vacinas para não tomarem a dose contra a gripe A. Quem tem dúvidas, deve procurar o próprio médico para uma avaliação.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Zelionara Branco, no hospital, a paciente foi submetida a exame de liquor, cujo resultado foi compatível para a síndrome de Guillain-Barré. Nesta quinta-feira, ela fará exame de eletroneuromiografia, que dará melhores condições de definição do diagnóstico, conforme informado pela administração da Santa Casa à secretária.
como sempre, as ‘autoridades’ da saúde defendem a todo o custo a vacina como segura e tentando relevar os efeitos adversos. Estou tentando conseguir os dados de reações adversas suspeitas e as confirmadas ocorridas em todo o país, o que seria normalmente papel da imprensa, mas que infelizmente fica passiva, neste importante momento. Manterei vocês informados.

FONTE Zero Hora: Jovem pode ter tido reação à vacina contra a gripe A em Rio Grande
Jornal Agora: SMS investiga caso suspeito de reação à vacina contra gripe A

Um comentário:

  1. JOVEN RIO GRANDINA QUE TEVE REAÇAÕ ADVERSA A VACINA ( H1N1 ) AINDA NÃO CAMINHA.

    SEGUNDO SEU MARIDO A RECUPERAÇÃO ESTA SENDO LENTA APESAR DE ESTAR FAZENDO DIARIAMENTE FISIOTERAPIA NÃO CONSEGUE CAMINHAR SEM AUXÍLIO.
    AGORA DE POSSE DOS EXAMES E DO PRONTUARIO ONDE TODOS DEVIDAMENTES ASSINADOS APONTÃO PARA SINDROME DE GUILLAIN BARRE PELO MENOS TEMOS UM NORTE SABEMOS QUE A RECUPERAÇÃO É LENTA MAS TAMBEM SEI QUE ELA ESTA EM BOAS MÃOS FAZENDO FISIOTERAPIA NA CLINICA DR. HÉLIO CUSTÓDIO. E ESTA SEMANA VOU BUSCAR JUNTO A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICIPIO O ACOMPANHAMENTO NEUROLÓGICO QUE ESPERO QUE SEJA COM O DR. CHEPLE ROBERTO ABIBI QUE TEVE INUMEROS MÉRITOS A TRATOU DESDE SUA BAIXA QUANDO FOI CONSTATADO QUE SERIA UMA DOENÇA NEUROLÓGICA.
    VALE RESALTAR MINHA ESPOSA NUNCA FOI ALERGICA A OVO TODOS EXAMES NÃO ENCONTRARÃO NENHUMA INFECÇAÕ NO SANGUE NEM URINA TODOS OUTROS COMO EPATITES HIV... TAMBEM NEGATIVADOS ERA UMA MULHER EXTREMAMENTE SAUDAVEL E ATIVA RESPONSAVEL TANTO NO TRABALHO QUANTO COM A CASA E NOSSA FILHA.
    A SITUAÇÃO FINANCEIRA DA FAMILIA FICOU BEM COMPLICADA SOMOS OS DOIS AUTONOMOS E TEMOS UMA FILHA DE OITO ANOS. NÃO ESTA SENDO FACIL POIS A RECEITA FOI QUASE A ZERO E AS DESPEZAS AUMENTARÃO E MUITO MEDICAMENTOS ALUGUEL DE MULETAS GASOLINA PARA IR TODOS DIAS FAZER FISIOTERAPIA E ETC.
    MINHA ESPOSA QUE VENDIA ROUPAS LINGERIES COSMÉTICOS FAZIA FAXINAS, CUIDAVA DA CASA E CUIDAVA DA MÃE DELA DOENTE AGORA ESTA NESTE ESTADO EU TRTABALHAVA EM MÉDIA DEZ HORAS POR DIA EM MINHA ESTOFARIA MAS AGORA O MAXINO QUE CONSIGO E CINCO HORAS POIS TENHO QUE CUIDAR DA CASA DE NOSSA FILHA A LEVAR PARA O COLÉGIO LEVAR MINHA ESPOSA PARA FISIOTERAPIA CORRER ATRAS DE DOCUMENTOS... MINHA MÃE ENTROU EM DEPRESÃO PROFUNDA POIS FOI UM CHOQUE E ELA ESTAVA COMIGO QUANDO O MÉDICO DEU O DIAGNÓSTICO
    SE SOUBESSEMOS DA EXISTENCIA DE ALGUMA REAÇÃO ADVERSA TERIAMOS NO MINIMO PENSADO ANTES. FOMOS DE PRONTO NO PRIMEIRO DIA DA CAMPANHA FAZER A VACINA IMPULCIONADOS PELO MACIÇO APELO DO GOVERNO E MIDIA QUE A MESMA NÃO TERIA NENHUMA REAÇÃO ADVERSA GRAVE MAS O QUE É UMA CONTRADIÇÃO POIS EXISTE UMA LISTA ENORME DE EVENTOS ADVERSOS PÓS VACINA H1N1 QUE ESTA PREVISTA NO PORTAL DO MISTÉRIO DA SAÚDE INCLUSIVE A SINDROME DE GUILLAIN BARRE QUE ACOMETEU MINHA ESPOSA EM PENSAR QUE ESTAVAMOS INCLINADOS A COMPRAR ESTA VACINA PARA NOSSA FILHA.
    EXISTEM INUMERAS OUTRAS DOENÇAS A AÇOLAM A SAUDE PUBLICA DE NOSSO PAIS E DO PLANETA COM INUMERAS VEZES MAIS MORTES E INTERNAÇÕES QUE NÃO GANHAM DESTAQUE NA MIDIA SERÁ QUE NÃO HOUVE CERTO ALARMISMO POR CONTA DE INTERESSES MAIORES LABORATÓRIOS POR EXEMPLO E TODOS OUTROS QUE NÃO TIVERÃO REAÇÃO ADVERSA A VACINA SERÁ QUE NÃO PODEM TER ALGUMA DOENÇA INESPLICADA NO FUTURO, POIS A MESMA A INDA NÃO TEVE TESTES A LONGO PRAZO. SÓ ESPERO QUE A MESMA NÃO SEJA ESQUECIDA JÁ ESTOU CANSADO ISSO FOI UMA DOENÇA QUE ELA ADIQUIRIO NÃO POR IMPRUDENCIA OU DESCASO COM SUA SAUDE POR ISSO ACREDITO QUE DEVERIA TER UMA ATENÇAÕ DIFERENCIADA PELOS ORGÃOS COMPETENTES.

    ResponderExcluir